Custo x Investimento, onde encaixar a assessoria e consultoria jurídica?

Drs. Ailderson Fortunato de Oliveira e Leandro Lucas Garcez

Quem é empresário ou de alguma forma empreende em determinado segmento de mercado, se ainda não se deparou com essa pergunta, um dia ainda o fará: ter um escritório de advocacia me assessorando é um custo ou um investimento?

 

Diante do crescimento desordenado do mercado de oferta de produtos e serviços por parte das novas micro, pequenas e médias empresas, fruto do casamento entre a vontade nata do brasileiro em ser empreendedor ou o “dono” de seu negócio e a forte crise econômica por qual o Brasil tem passado nos últimos anos, tem um quadro de potenciais empresas em desenvolvimento.

 

E porque potencial? Simples, abrir uma empresa pode até parecer simples e prático para algumas dessas pessoas. O grande desafio é fazer com que esse prospero negócio se mantenha durante um longo período, sem acarretar arrependimento e uma grande bolo de neve em dívidas para o empreendedror empresário.

 

Diante disso, notado que parcela considerável dos empresários brasileiros continuam com a mentalidade de que conseguem resolver sozinhos todos os problemas que a empresa possa enfrentar. Não estamos aqui a desestimular esses corajosos guerreiros. Contudo, essa cultura do isolamento empresarial precisa ser desestimulada.

 

Há estudos apontando que 3% dos empresários brasileiros tem consciência de que existem problemas em sua empresa e que não dará conta de resolvê-los sozinho, buscando o auxilio de alguns setores específicos, dentre eles, a assessoria jurídica empresarial; ao passo que 7% desse grupo sabem que existem problemas em suas empresas, mas entendem que podem resolvê-los sozinho; e há 90% deles que mal sabem quais os problemas sua empresa enfrenta.

 

Olhar para o profissional da advocacia, apenas sob a ótica de que ele está aqui para resolver os seus problemas e o da empresa, e que para tanto, isso terá um custo muito alto, é um equívoco. A pergunta que se deve fazer é: quanto posso ganhar tendo uma assessoria e consultoria jurídica ao meu lado?

 

A resposta é simples: MUITO!!!

 

A assessoria e consultoria jurídica empresarial vai além de resolver os problemas existentes. Por meio de uma atuação preventiva, constante e personalizada, o advogado pode ajudar o empresário a evitar uma série de aborrecimentos jurídicos, antes mesmo que se tornem Problemas, pois estes são mais custosos, tanto financeiramente como, principalmente, emocionalmente, de se resolverem.

 

Evita-se, por exemplo, discussões alongadas no judiciário devido a uma determinada clausula contratual de “modelinhos padrão” extraídos de site de buscas, já que, por meio de assessoria jurídica personalizada, será elaborado um contrato específico e direcionado ao que se contrato ou pactua; evita-se desentendimentos futuros sobre o destino da empresa, quando o seu sócio fundador necessitar se retirar e deixar qualquer de seus herdeiros, caso tenham interesse, no comando dos negócios, fazendo com que a empresa tenha sobrevida, e não o contrário, por meio de planejamento sucessório; além de uma série de outras situações cotidianas.

 

Pensando assim, deve se visualizar os novos rumos do mercado de produtos e serviços e aceitar que sozinhos não chegamos a lugar algum. Nesse sentido, ter ao seu lado um advogado, prestando assessoria e consultoria jurídica empresarial, lhe proporcionará confiança para tomar, se não todas, ao menos boa parte, das decisões que necessitar, além de ser um diferencial competitivo no mercado que atue.

 

Em qual dos três perfis de empresários você está hoje? Em qual deles você quer ficar?

 

O Custo passa a ser visto como Investimento quando colocamos na balança o quanto podemos GANHAR, e não perder, tendo algo nos proporcione segurança e tranquilidade em nosso dia a dia.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Fale com nossa equipe

Rua Barão de Jaguara, 1.481, sala 127, Centro
Campinas - SP CEP 13015-910

(19) 3029.2210

contato@leandrogarcez.com.br